A construção do campus do ITEC – Instituto de Tecnologia e Computação avança em ritmo consistente em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Com 9% de evolução da obra, o projeto segue dentro do cronograma previsto para a conclusão da fase 1 em setembro de 2026 – para receber, a partir de março de 2027, a primeira turma de estudantes de Ciência da Computação.

Foto aérea mostra a área em que está sendo construído o campus do ITEC. Foto: Divulgação/ITEC

A etapa de infraestrutura, que já atingiu 80% de avanço, contempla a execução da rede de esgoto, conexões de água e dados, base para pavimentação, terraplanagem, instalações provisórias e a execução das estacas escavadas nos prédios acadêmico e residencial. A fase inicial, dedicada à preparação do terreno e instalação das redes estruturantes, foi concluída dentro do cronograma.

Em novembro, o campus entrou na fase das obras civis, que inclui a construção dos prédios acadêmico e residencial, áreas de suporte, infraestrutura complementar e demais edificações do conjunto. Essa etapa está sob responsabilidade da Construtora Tedesco, do Grupo HTB, contratada para conduzir o escopo principal do campus, com gerenciamento global da ProEE.

“Estamos avançando sem atrasos para construir um espaço de formação, convivência e inovação à altura do propósito que nos move”, afirma Cristiano Richter, Diretor de Desenvolvimento e Operações do ITEC.

Equipe de construção no campus do ITEC. Foto: Divulgação/ITEC

Projetado para oferecer uma experiência acadêmica integral e imersiva, o campus do ITEC reunirá ambientes de ensino, convivência e moradia estudantil, refletindo um modelo educacional que une rigor acadêmico, vida comunitária e diversidade. O projeto é assinado pela Gensler, referência mundial em arquitetura, e adaptado ao contexto local pela OSPA.

Foto da área em que está sendo construído o campus do ITEC. Foto: Divulgação/ITEC

O ITEC é uma iniciativa filantrópica dedicada à formação de talentos em Ciência da Computação. O campus contará com infraestrutura de padrão internacional, e os alunos terão acesso a um curso de graduação em modelo integral e residencial, com currículo acadêmico de excelência. A primeira turma será composta por 60 alunos, todos bolsistas integrais, e o processo seletivo terá início no segundo semestre de 2026.

LEIA TAMBÉM