Transformar o aluguel — tradicionalmente visto como uma renda passiva — em uma ferramenta de liquidez imediata. Foi com essa ideia que três jovens cearenses decidiram criar a LocPay, uma fintech que permite a proprietários de imóveis antecipar até 18 meses de aluguel com taxas muito mais baixas que as oferecidas pelos bancos.

A startup, fundada por Joaquim Neto (estudante de Economia no Insper e CEO), João Lavor (estudante de Economia em Fortaleza e diretor comercial) e Carlos Pedro (estudante de Administração no Insper e diretor de operações), nasceu da percepção de que, apesar de o aluguel ser uma renda previsível, proprietários tinham dificuldade para transformá-lo em crédito.

João Lavor, Joaquim Neto e Carlos Pedro, fundadores da Locpay. Foto: Divulgação

“No Brasil, o aluguel sempre foi visto como renda passiva, mas nunca como ferramenta de alavancagem. Nossa ideia foi transformar esse ativo em liquidez imediata, ajudando os proprietários a organizar as finanças, investir em novos projetos ou simplesmente ter mais liberdade de uso do próprio dinheiro”, explica Joaquim Neto.

A operação é totalmente digital e pode ser concluída em até uma hora. A partir de parcerias com imobiliárias e administradoras, a LocPay analisa os contratos de locação e libera o valor antecipado diretamente ao proprietário, sem interromper o fluxo de pagamentos. As imobiliárias continuam recebendo o aluguel mensal dos inquilinos e repassando à fintech durante o período do contrato, sendo remuneradas com uma comissão a cada antecipação.

“Todo o processo é digital, mas com acompanhamento humano. A imobiliária segue recebendo sua taxa de administração, e o proprietário ganha liquidez sem burocracia”, destaca o CEO.

Site da Locpay. Foto: Reprodução

O modelo chamou atenção do mercado financeiro. Recentemente, a LocPay estruturou um CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários) de R$5 milhões, investido por um fundo imobiliário gerido pela Suno Asset, para financiar a expansão da operação e impulsionar novas parcerias.

Agora, a fintech também busca expandir seu time com o lançamento do LocPay Summer, programa de estágio de férias voltado a estudantes interessados em atuar nas áreas de tecnologia, comercial ou marketing. O programa convida jovens talentos a enfrentar desafios estratégicos de crescimento — como popularizar a antecipação de aluguel no Brasil e ampliar a rede de imobiliárias parceiras — em um ambiente de alta performance e aprendizado prático.

As inscrições estão abertas pelo site estagio.locpay.com.br.

Fundada em Fortaleza e com sede em São Paulo, a LocPay se posiciona como uma alternativa tecnológica e acessível ao crédito bancário tradicional, integrando inteligência artificial e compliance para oferecer mais autonomia financeira a proprietários e novas oportunidades ao setor imobiliário.

LEIA TAMBÉM