
O Insper acaba de ampliar seu portfólio de graduação com a criação do curso de Engenharia de Produção, que obteve aprovação do Ministério da Educação (MEC). O anúncio, feito nesta quarta, 16, pela Diretora da Graduação Priscila Claro, marca mais um passo da instituição rumo à diversificação e excelência em sua oferta acadêmica.
A novidade chega em um ano simbólico: 2025 marca os 10 anos da criação dos cursos de Engenharia no Insper, que hoje já conta com graduações consolidadas de Engenharia de Computação, Mecânica e Mecatrônica. Agora, com a Engenharia de Produção, a escola passa a oferecer uma formação voltada para o desenho de produtos, serviços e processos, aliando conhecimento analítico à responsabilidade socioambiental.

De acordo com o comunicado interno enviado à comunidade acadêmica, o novo curso tem como diferencial a abordagem integrada e interdisciplinar, característica dos programas de Engenharia da instituição. A proposta curricular combina uma base sólida em ciências exatas com o desenvolvimento de competências socioemocionais e metodologias de aprendizagem baseadas em projetos reais desde o primeiro dia de aula.
“A ampliação do nosso portfólio de cursos reforça o compromisso do Insper com uma formação de excelência”, afirmou Priscila Claro. Ela também destacou o protagonismo do professor André Duarte na liderança do desenho curricular, ao lado da equipe formada por Vinicius Picanço, Gabriel Mantese, Alex Bottene, Carlos Valente e Vinicius Licks.

O curso de Engenharia de Produção do Insper buscará preparar profissionais aptos a tomar decisões estratégicas e operacionais com base em modelos analíticos e ferramentas de simulação, sempre com foco em impacto positivo nos negócios e na sociedade.
A primeira turma deve iniciar já no processo seletivo para ingresso em janeiro de 2026. A expectativa é de que a nova graduação atraia estudantes com perfil analítico, criativo e engajado em desafios reais de transformação.
O formulário de interesse no curso está disponível no site do Insper por meio do link: https://linkly.link/2BlUW