Iniciativa fortalece a gestão pública sustentável com estudos técnicos para concessão de parques em Porto Alegre

Porto Alegre-Beira Rio. Foto: Divulgação/FGV

FGV Projetos está trabalhando com a Prefeitura de Porto Alegre no plano de concessão de dois parques urbanos da capital gaúcha, o Parque Marinha do Brasil e a Orla do Guaíba (Trecho 3). A iniciativa busca modernizar a gestão desses espaços, garantindo sustentabilidade operacional a longo prazo. 

Os estudos para esta etapa tiveram início em 2024, e foram apresentados nos dias 17 e 18 de novembro deste ano, em um workshop com a Secretaria Municipal de Parcerias e representantes das principais secretarias da cidade. 

O encontro teve como objetivo introduzir a modelagem do projeto, esclarecer dúvidas e coletar contribuições das áreas envolvidas. As sugestões recebidas foram analisadas e serão incorporadas sempre que viáveis. Os próximos passos serão garantir a participação da sociedade através de consulta e audiência públicas, previstas para o primeiro semestre de 2026, antes do envio do projeto ao Tribunal de Contas. 

Charles Schramm, gerente executivo da FGV à frente do projeto, reconhece a importância de iniciativas como essa para centros urbanos. “O espaço público é um ativo fundamental, e a população merece que ele seja tratado com responsabilidade e visão de longo prazo. A atuação da FGV é guiada por rigor técnico, eficiência e compromisso com o interesse público – pilares construídos ao longo de décadas de experiência.” 

FGV

LEIA TAMBÉM