Projeto apadrinhado por Luciano Huck visa ensinar a população a identificar manipulações, reconhecer conteúdos gerados por IA e verificar fontes de informação
Com o avanço acelerado da inteligência artificial (IA) e sua crescente presença no cotidiano, surge o Instituto Inteligência Artificial de Verdade (IAV), uma iniciativa sem fins lucrativos cuja missão é promover o uso ético, consciente e acessível da tecnologia no Brasil. O projeto conta com a participação dos professores da ESPM Edney Souza, Carlos Sales e Kevin Saltarelli entre seus fundadores.
Apadrinhado pelo apresentador Luciano Huck, o IAV reúne especialistas, comunicadores e instituições com atuação nas áreas de educação, tecnologia, comunicação e impacto social. Também fazem parte da fundação do Instituto nomes como Renato Meirelles e Álvaro Machado Dias, respectivamente presidente e sócio do Instituto Locomotiva.
O IAV nasce com o propósito de reduzir a distância entre a população brasileira e a IA, com foco especial em educadores, jovens, comunidades vulneráveis e multiplicadores sociais. A proposta é capacitar a sociedade para identificar manipulações, reconhecer conteúdos gerados por IA e verificar fontes de informação.
“O impacto da IA é comparável ao da eletricidade em termos de revolução tecnológica. Mas, ao mesmo tempo, ela traz alguns riscos. Por isso, é essencial discutir o tema com clareza, ética e senso crítico, promovendo o uso responsável e inclusivo da tecnologia”, afirma Edney, professor na ESPM e conselheiro do IAV.
Entre as ações previstas estão campanhas públicas de conscientização, produção de conteúdos educativos, vídeos acessíveis, guias, relatórios e materiais pedagógicos. O Instituto também pretende firmar parcerias com escolas, universidades e coletivos, além de promover ações com influenciadores digitais.
Destacam-se o lançamento da revista digital “IA de Verdade” –uma pesquisa nacional sobre a relação da população com a tecnologia – e o chatbot “LucIAno”, ferramenta que ajudará usuários a interpretar mensagens suspeitas e combater a desinformação.

Embora não seja um projeto institucional da ESPM, a participação dos professores reforça o compromisso da Escola com a formação crítica e cidadã no uso da tecnologia.
“O IAV contribui para a criação de uma rede de especialistas e parceiros que podem enriquecer nossos cursos com palestras, mentorias e materiais didáticos”, complementa Edney.
A ESPM oferece programas voltados à área, como os cursos de Inteligência Artificial e Engenharia de Prompts para Marketing Digital e Produção Criativa com Inteligência Artificial: Prompts e Ferramentas para Imagens e Vídeos.
O vídeo institucional do IAV, criado e roteirizado por inteligência artificial, foi exibido no programa Domingão com Huck, no último dia 22 de junho. Confira: https://www.instagram.com/p/DLOJnAwxiZf/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=embed_video_watch_again.