Evento contou com a participação de executivos de grandes empresas em uma jornada de aprendizado prático sobre inovação e transformação digital

Estudantes participantes da FDC TechWeek. Foto: Divulgação

De acordo com o Future of Jobs Report 2025, publicado pelo Fórum Econômico Mundial, 86% das empresas em todo o mundo afirmam que tecnologias como Inteligência Artificial, Big Data, automação e robótica terão impacto significativo sobre suas operações até 2030. O estudo também aponta que 39% das habilidades exigidas hoje se tornarão obsoletas ou passarão por grandes transformações, ampliando a valorização de competências digitais e cognitivas, como pensamento crítico, adaptabilidade e letramento tecnológico.

Diante desse cenário de transformação acelerada, a Fundação Dom Cabral (FDC) promoveu a FDC TechWeek da Graduação, uma semana imersiva que conectou teoria e prática para preparar os alunos da Administração para o futuro dos negócios. O evento reuniu 70 estudantes do segundo período em uma jornada intensa de aprendizado, inovação e vivência no ecossistema tecnológico de Belo Horizonte. 

Para o professor convidado de Tecnologias para Gestão da Graduação da FDC, Tiago Aroeira,  foi uma oportunidade “dos alunos colocarem a mão na massa para o desenvolvimento de soluções tecnológicas funcionais para o ambiente empresarial real, ao mesmo tempo que absorvem conhecimento prático de executivos de empresas multinacionais de tecnologia, empresas tradicionais de diferentes setores e startups,  para que desenvolvam as habilidades digitais e cognitivas mais valorizadas pelo mercado e estejam cada vez mais preparados para serem protagonistas no ambiente empresarial do presente e do futuro“, afirmou.

“A FDC forma líderes preparados para atuar em um ambiente de constante transformação, inclusive a digital. A FDC TechWeek é uma experiência que conecta teoria e prática, colocando nossos alunos frente a frente com quem está criando o futuro dos negócios. Nosso objetivo é que cada aluno saia da semana com uma nova perspectiva sobre como dados, inteligência artificial e inovação tecnológica podem gerar impacto real nos negócios e na sociedade”, afirma Helena Belintani Shigaki, professora e Coordenadora da Graduação em Administração.

Durante cinco dias, os alunos participaram de oficinas práticas de tecnologia, nas quais desenvolveram soluções reais para desafios empresariais, aplicando Python e n8n em projetos de Inteligência Artificial e Power BI em análises de dados. Um dos destaques foi o Desafio de Tecnologia, que propôs o desenvolvimento de soluções em IA, Data Science e Realidade Virtual para problemas reais de empresas. 

A programação também incluiu palestras e mentorias com executivos de grandes companhias, como Amazon, Hotmart, Salesforce, Blip.ai, VMI Security, Unimed, Banco BTG Pactual e Drogaria Araújo, além de empreendedores de startups especializadas em Inteligência Artificial, Análises de Dados e Realidade Aumentada, como a Dadosfera e a XR.Lab. Essas trocas proporcionaram aos alunos uma visão prática e estratégica sobre como a tecnologia está transformando os modelos de gestão e impulsionando a inovação nos negócios.

Como parte da imersão, os estudantes também vivenciaram o ecossistema de inovação da capital mineira, com visitas técnicas à Hotmart (multinacional de software), à VMI Security (empresa global de hardware) e ao Órbi Conecta, hub de inovação fundado por Banco Inter, MRV e Localiza, que abriga mais de 40 startups.

LEIA TAMBÉM