
Os alunos da Graduação em Administração da FDC conquistaram o 3º lugar no prêmio do MIT Hacking Medicine, competição internacional de inovação em saúde realizada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), pela primeira vez no Brasil.
O MIT Hacking Medicine é um hackathon que reúne estudantes, empreendedores e profissionais de diversas áreas para desenvolver soluções criativas e de impacto para os grandes desafios da saúde. Pela primeira vez, o evento foi realizado no Brasil, em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, e contou com equipes de todo o país.

Para Helena Belintani Shigaki, professora e coordenadora da graduação em Administração, “a participação e a premiação da Marianna e do Gustavo reforçam que a proposta da FDC de unir teoria, prática e impacto social está formando jovens preparados para atuar em contextos globais e complexos. Ver nossos estudantes aplicarem seus aprendizados em um desafio internacional, trazendo soluções inovadoras para a área da saúde, mostra a força transformadora da nossa graduação”.
Dois alunos da graduação participaram, Gustavo dos Santos e Marianna Cattoni, e receberam a premiação pela capacidade de unir visão empreendedora, pensamento crítico e trabalho em equipe, desenvolvendo uma proposta inovadora reconhecida entre outros participantes. Este resultado reforça o compromisso da FDC em formar líderes preparados para enfrentar grandes desafios globais, conectando conhecimento acadêmico, impacto social e práticas transformadoras.
Marianna Cattoni, aluna do 2º período, disse: “minha track foi dedicada às infecções silenciosas relacionadas às doenças cardiovasculares (CVD), e junto ao meu grupo conquistamos o 3º lugar com a proposta de um patch para mulheres na menopausa. O diferencial do produto é que, além da reposição hormonal, ele mede biomarcadores no suor para identificar inflamações que surgem com mais frequência quando o estrogênio está em queda, aumentando a predisposição a doenças cardiovasculares. Durante o evento percebi o quanto meus aprendizados prévios adquiridos na graduação em Administração na Fundação Dom Cabral, como modelagem de negócios, avaliação de viabilidade, trabalho em equipe e visão estratégica, foram determinantes para transformar uma ideia científica em uma solução prática e sustentável. Também tive a oportunidade de aprender mais sobre a integração entre saúde, ciência e tecnologia, o que ampliou meu olhar sobre como diferentes áreas podem se complementar. Foi uma experiência transformadora, que me deixou ainda mais grata por fazer parte da FDC e por ter acesso a uma formação que nos impulsiona a enfrentar desafios reais com coragem e propósito”.
Gustavo dos Santos, aluno do 2º período, complementou: “o evento me ajudou a compreender de forma prática os modelos de administração na saúde e a tomar decisões estratégicas mais informadas. Tive ainda a oportunidade de aprender com pessoas brilhantes, cujas ideias desafiaram e expandiram minha visão sobre inovação. Ter tido essa experiência abriu minha visão sobre possibilidades de carreiras no futuro”.